Portal da Cidade Mirassol

LUTO

Ex-governador de SP, Luiz A. Fleury Filho, morre aos 73 anos

Causa da morte nesta terça-feira (15) do político, que comandou o estado durante os anos de 1991 e 1995, não foi revelada

Publicado em 15/11/2022 às 11:49
Atualizado em

Fleury foi eleito governador de SP em 1990 (Foto: Divulgação)

Luiz Antônio Fleury Filho, ex-governador de São Paulo, morreu, nesta terça-feira (15), aos 73 anos. A informação foi confirmada pelo MDB nas redes sociais. O presidente do partido, Baleia Rossi, lamentou a perda: “Nossas condolências a familiares e amigos”.

A causa da morte não foi divulgada ainda. Fleury governou o estado de São Paulo durante os anos de 1991 e 1995.

Ele nasceu no dia 30 de março de 1949, em São José do Rio Preto. Além de governador de São Paulo, também foi deputado, promotor de Justiça, professor. Estava filiado ao MDB-SP.

O velório será na Funerária Home, na Bela Vista. Não há confirmação se o corpo do político seria sepultado ou cremado e onde isso ocorreria.


Trajetória

Fleury Filho tornou-se membro do Ministério Público. Aos 15 anos, foi admitido, por concurso, na Academia da Polícia Militar de São Paulo, como aluno interno. Em 1973 formou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Na sequência, foi aprovado no concurso para a Promotoria Pública, após ter atuado por nove anos à carreira de policial militar, chegando ao posto de tenente.

Foi 1° vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público, primeiro vice-presidente da Confederação Nacional do Ministério Público e presidente da Associação Paulista do Ministério Público. Assumiu a Secretaria da Segurança Pública em 1987 e permaneceu nela até 1990.

Em 1990, sob a legenda do PMDB, Fleury foi eleito governador. Uma eleição difícil contra nomes conhecidos como Mario Covas e Maluf, a primeira em dois turnos para o governo de São Paulo. O segundo turno foi contra Paulo Maluf. Fleury venceu. 

Fonte:

Deixe seu comentário