Portal da Cidade Mirassol

ESPAÇO PÚBLICO

Prefeitura de Mirassol atualiza projeto de restauração da Casa de Cultura

Novo projeto, com as novas leis de acessibilidade, já está na fase final de revisão e assim que for concluído já vai para a licitação da obra

Publicado em 15/04/2024 às 18:15

Casa de Cultura Dr. Ariovaldo Corrêa, localizado na Praça Dr. Anísio José Moreira, nº 22-50, Centro (Foto: Divulgação/PMM)

Visando atender os produtores e fazedores culturais, a Prefeitura de Mirassol, por meio do Departamento de Planejamento Urbano (DPU), atualizou o projeto de revitalização e restauração da Casa de Cultura Dr. Ariovaldo Corrêa, localizado na Praça Dr. Anísio José Moreira, nº 22-50, Centro. A empresa responsável pelo novo projeto é a Ana Libório Arquitetos Associados, de Aracaju, homologada como vencedora da licitação em 29 de agosto de 2023.

O novo projeto já está na fase final de revisão e assim que for concluído já vai para a licitação da obra. "É uma obra de restauro e requer um olhar mais cuidadoso para seguir os preceitos da restauração", disse o diretor do Departamento de Planejamento Urbano, José Odilon Armani Paschoal.

A empresa contratada para realizar a alteração no projeto realizou inúmeras visitas no período de levantamento de dados e conhecimento do edifício, assessorada pelo engenheiro civil da prefeitura, Pedro Palma.

"Atualizamos o projeto respeitando as novas leis de acessibilidade, proteção e combate ao incêndio e desenvolvemos uma proposta para direcionar o projeto, incluindo novos espaços multifuncionais para atender não só os espetáculos, como também incentivar a produção cultural da cidade e da região", explicou o arquiteto Gándara Júnior, representante da empresa contratada. "O projeto original era muito bom e tivemos a sensibilidade de fazer apenas as alterações necessárias visando ampliar a utilização do espaço", acrescentou.

O DPU espera iniciar o processo licitatório o mais rápido possível. "Este projeto vai trazer muita visibilidade para Mirassol e o local vai se tornar uma referência cultural num futuro próximo", disse a arquiteta da Prefeitura, Beatriz Cover, que também acompanhou os trabalhos de alteração do projeto da Casa de Cultura.

Histórico
Inaugurado em 1929 para abrigar o Cine Theatro São Pedro, o imóvel da Casa de Cultura é da época em que começavam a surgir na capital paulista os primeiros arranha-céus, inspirando no interior paulista a construção de edifícios, senão verticalizados, pelo menos de grande porte, como sintomas do culto ao moderno e arrojado. No caso do antigo Cine Theatro, são notáveis, além do porte, outras características: a inserção na região Araraquarense; o pioneirismo do construtor, Cândido Brasil Estrela, ao dotar a cidade de um centro de lazer diversificado, com cinema, teatro e até um rinque de patinação; e o uso de concreto armado na construção.

Fonte:

Deixe seu comentário