Portal da Cidade Mirassol

CINEMANÍACO

Coluna fala sobre o polêmico 'Rambo: Até o Fim', com Stallone

Jornalista Rafael Rossi, de 43 anos, amante de cinema, séries, desenhos, animações, comanda o 'Cinemaníaco' todas as sextas-feiras

Publicado em 02/06/2023 às 13:02
Atualizado em

Cinemaníaco é a coluna de Cultura do Portal da Cidade de Mirassol (Foto: Portal da Cidade de Mirassol)

Sylvester Stallone, em cena de 'Rambo: Até o Fim' (Foto: Divulgação)


No quinto filme da franquia 'Rambo', azar dos vilões, que mais uma vez se dão mal. (Foto: Divulgação)


Olá amigo (a) do Portal da Cidade de Mirassol. Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada (?) ! Chegando essa semana com mais uma dica de filme na coluna ‘Cinemaníaco’ e, nesta sexta (2), trago um longa que, ao menos para mim, é épico. Um clássico dos anos 80 que ganhou uma quarta continuação em tempos mais contemporâneos. Este é para quem é fã do astro Sylvester Stallone e do personagem ‘Rambo’. Nostalgia ? Tem também, claro ! Mais uma vez trago a recomendação livre de spoilers.

Assisti, ou melhor, reassisti 'Rambo: Até o Fim' ('Rambo: Last Blood', no original em inglês), Atualmente disponível em várias plataformas de streaming, com opção ainda de aluguel na Apple TV, mas para aluguel ao preço de R$ 19,90. O até último filme da franquia icônica pode ser assistido na Netflix, Amazon Prime Video e Telecine. Mas eu, claro, tenho na minha coleção de DVDs 😉!!!

Bom, antes de escrever meu review, uma explicação sobre o motivo de tanta nostalgia com o Rambo: é que pude ver esse personagem que fez parte da minha infância no cinema pela primeira vez em 2019, ano em que foi lançado. Então, toda aquela emoção ficou guardada por muitos anos.

Explicado isso, uma dica: não caia nas “críticas” que falam do roteiro simples de Rambo 5. Oras, quem conhece o herói - e principalmente a franquia - sabe que a complexidade esteve sempre no personagem, um veterano atormentado pelos horrores da guerra e não no roteiro. Na realidade, os cinco filmes desse ícone tem roteiros simples. Sempre foi assim.

O final (?) da franquia Rambo é muito, mas muito mais do que digno. É uma obra prima. É épico. Memorável. Aproxima-se da perfeição. Eu poderia resumir ‘Rambo Last Blood’ em poucas palavras: o personagem faz o que qualquer um que ama alguém faria (mas muitos não vão admitir devido ao “politicamente correto” de hoje em dia): ele mata e/ou morre por uma filha, por exemplo.

Você, fã ou não, que acompanhou ou não os quatro filmes anteriores, pode ver tranquilamente, pois vai sorrir – pouquíssimas vezes, é claro – com o personagem, vai se emocionar com ele, vai se revoltar junto, vai chorar junto e principalmente vai se vingar junto também.


Mas é bom?

Disparado este é o filme mais humano da franquia. Outro fator positivo é que você não vai ver nenhum tipo de peripécia do ‘Rambo’ na tela. Nada de grandes saltos de penhascos ou rochas. Nem fugas insanas de enormes bombas ou mesmo de exércitos gigantescos. O filme é o mais real possível para um ex-soldado aposentado de 73 anos. Não tentaram de forma alguma passar uma imagem de um vovô que faz loucuras em cena. É tudo no limite da idade. Stallone gênio !!! Sim, tá mais do que claro que a resposta é sim: é muito bom !!!

A ação, as mortes e o sangue estão todos lá. E por toda a parte. Fique tranquilo (a). Isso porque a essência de John J. Rambo segue intacta. Exatamente como nos outros quatro filmes. É tão humano e real como citei antes que até remédios John toma diariamente devido aos traumas psicológicos da guerra que ele carrega. “Ah, o Rambo trucida vilões”, “as mortes tem cenas muito fortes”. E daí cara-pálida? Estamos falando de Rambo aqui !!! O que os tais “críticos” queriam ??? Uma comédia ???

Pouquíssimos pontos negativos compõem a obra. Eu citaria alguns aspectos que poderiam ser mais bem explorados ou mais bem explicados. Caso da viagem, a entrada e saída pela fronteira EUA-México por exemplo. A impressão que dá é que do Arizona (lar do herói) até lá são apenas alguns minutos. A sobrinha de Rambo é muito ingênua. Principalmente para os dias atuais com tanta informação pipocando na internet. A encrenca em que ela se mete poderia ter sido construída de outra forma. Mas a perfeição não existe, certo ? E o que são esses pequenos deslizes para algo tão bem feito ?

Fotografia, trilha sonora, efeitos especiais, atuações e stallone (claro!) estão perfeitos. Sai para lá politicamente correto !!! Aqui é raiz. Recomendo demais.


Notas

E chegou o momento da briga com os chamados críticos especializados. Notas péssimas, baixíssimas. Mas atenção: se liga como a audiência, ou seja, as pessoas que viram a obra avaliaram (nos três sites), que é o que mais importa. No Rotten Tomatoes terríveis 26% de aprovação da crítica, mas 81% do público. No Metacritic o Metascore dos sabidos é 26 de 100, porém, 7.5 de 10 da audiência. Por fim, o IMDb mostra Rating 6,1 de 10 do povo e Metascore 26 de 100 dos críticos !!! A minha nota para 'Rambo: Até o Fim' é 10 de 10 !!!

Bom, agora é com você amigo (a) leitor. Vai lá, pega a pipoquinha, aperta o play em qualquer uma das plataformas de streaming e divirta-se muito !!! Ótima sessão !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo filme e um fim de semana maravilhoso. Abração!



Rafael Rossi
Jornalista do Portal da Cidade Mirassol

Leia aqui a coluna da semana passada: https://portaldacidade.co/5884fa109a


Fonte:

Deixe seu comentário