Portal da Cidade Mirassol

CINEMANÍACO

Coluna fala dos filmes com a história de Suzane V. Richthofen

Jornalista Rafael Rossi, de 43 anos, amante de cinema, séries, desenhos, animações, comanda o 'Cinemaníaco' todas as sextas-feiras

Publicado em 01/09/2023 às 12:48
Atualizado em

Cinemaníaco é a coluna de Cultura do Portal da Cidade de Mirassol (Foto: Portal da Cidade de Mirassol)

Leonardo Bittencourt e Carla Diaz protagonizam os filmes que contam a história do crime que chocou o país (Foto: Divulgação)


Allan Souza Lima ('Cristian Cravinhos', esq.), Carla Diaz ('Suzane Von Richthofen') e Leonardo Bittencourt ('Daniel Cravinhos') após julgamento do caso, em cena de ‘A Menina Que Matou os Pais’ e ‘O Menino Que Matou Meus Pais’. (Foto: Divulgação)


E aí, amigo (a) do Portal da Cidade de Mirassol, tudo bem ? Desejo que sim ! Vamos para mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada (?) ! Muito drama, suspense e investigação em uma obra baseada em fatos reais sobre um dos maiores crimes da história do Brasil nesta sexta-feira (1) na coluna ‘Cinemaníaco’. Chego com mais dois filmes polêmicos (isso mesmo: dois !!!), que conta com avaliações de medianas para ruins da crítica e dividiu os espectadores. E mantendo a rotina, nada de spoilers !!!

Assisti ‘A Menina Que Matou os Pais’ e ‘O Menino Que Matou Meus Pais’, ambos de 2021, disponíveis exclusivamente aos assinantes do 'Prime Video' (assista ‘A Menina Que Matou os Pais’ clicando aqui ou ‘O Menino Que Matou Meus Pais’ clicando neste link). Os dois longas contam a história de Suzane Von Richthofen. Acho que não tem necessidade de explicar a história, certo? 😉

Um aviso: vale a pena – principalmente - conferir a atuação da atriz Carla Diaz, que interpretou ‘Suzane’ de forma fantástica, impecável e também de Leonardo Bittencourt como ‘Daniel Cravinhos’, além de alguns bons coadjuvantes. Em entrevista ao UOL, os produtores Gabriel Gurman e Marcelo Braga indicaram que a melhor ordem para assistir aos filmes é primeiro 'O Menino que Matou Meus Pais' e, na sequência, 'A Menina que Matou os Pais', embora não seja uma regra e o espectador possa decidir à vontade qual dar o play antes.

Dado o aviso, vamos lá: o fato é que não gostei dos filmes. Mas calma. É só a minha opinião. A que vale mesmo é a sua !!! Seguindo, sei que vão ter pessoas apontando a necessidade de uma análise mais profunda das relações humanas, da psicologia, etc. Até aí tudo bem. Faz sentido. Mas, primeiro que a direção anunciou que “se fosse só para mostrar apenas o que estava nos autos do processo não fazia sentido filmar”. E segundo: não acho que os dois filmes, apesar de apresentarem mais tanto o mundo de Suzane como o dos Cravinhos, acrescentem muita coisa.

Cada obra baseia-se única e exclusivamente, uma no depoimento de Suzane, e a outra apenas no que depôs o ex-namorado Daniel. Simples assim. Ah, a intenção era confundir, deixar para o público julgar? Ok. Deu certo, mas parece faltar alguma coisa nos dois. Exatamente isso: cabe ao público (a você que está lendo agora) interpretar os fatos, diálogos, depoimentos e discursos de cada personagem, decretando seu próprio veredito.


Mas é bom?

Para este que vos escreve não é. A impressão que deu é que houve uma preguiça de quem produziu. Tipo “ah vamos colocar apenas os depoimentos do casal e tá bom”. Problema é que tinha muito mais gente envolvida na trama que precisava ser ouvida (e prestaram depoimentos também) como o irmão de Daniel (Cristian), o irmão de Suzane (Andréas) e os próprios pais Cravinhos.

Ficou algo muito vago. Vazio mesmo. Sem contar que, se levar em conta (como foi feito) esses depoimentos do ex-casal, realmente são duas histórias diferentes. Porque pouquíssima coisa eles falaram igual à polícia e/ou ao juiz. Faltou mais conteúdo de outros personagens, para aí sim o espectador decidir, já que, como ficou, é impossível ‘puxar a sardinha’ para Suzane ou para o lado de Daniel.


Notas

‘A Menina Que Matou os Pais’ e ‘O Menino Que Matou Meus Pais’ não tem nenhuma avaliação no ‘Rotten Tomatoes’ e nem no ‘Metacritic’. No ‘IMDb’, também não há o Metascore dos críticos. Mas a galera votou com 6,0 de 10 para o primeiro e 6,1 de 10 para o segundo. No 'Google', a aprova ção segue a mesma linha. Os espectadores aprovaram em 69% ‘A Menina Que Matou os Pais’ e 65% ‘O Menino Que Matou Meus Pais’. Minha nota para os filmes é 5,0 de 10.

Bora lá então ! Pegue a pipoca, o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘Prime Video’ e divirta-se !!! Ótima maratona !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo filme e um fim de semana maravilhoso. Abração!



Rafael Rossi
Jornalista do Portal da Cidade Mirassol

Leia aqui a coluna da semana passada: https://portaldacidade.co/3d9491f4cc


Fonte:

Deixe seu comentário