Portal da Cidade Mirassol

CINEMANÍACO

Coluna fala de 'Dentro', drama com o astro Willem Dafoe

Jornalista Rafael Rossi, de 44 anos, amante de cinema, séries, desenhos, animações, comanda o 'Cinemaníaco' todas as sextas-feiras

Publicado em 16/02/2024 às 13:32
Atualizado em

Cinemaníaco é a coluna de Cultura do Portal da Cidade de Mirassol (Foto: Portal da Cidade de Mirassol)

No começo de 'Dentro', o protagonista ainda encontra água disponível de forma tranquila (Foto: © 2022 Focus Features, LLC/Divulgação)


'Nemo' (Willem Dafoe) destrói praticamente toda a cobertura durante as várias tentativas desesperadas de fuga. (Foto: Divulgação)


Olá amigo (a) do Portal da Cidade de Mirassol, Beleza? Tomara que sim ! Partiu outra dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite... Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (16) na coluna ‘Cinemaníaco’, depois de falar de uma série semana passada, voltamos para um texto com filme. E novamente falaremos de uma produção do ‘Prime Video’. Caso você não seja assinante, ainda pode alugar 'Youtube', 'Google Play Filmes e TV' ou 'Apple TV' (todos por R$ 14,90 cada).

Assisti ‘Dentro' (‘Inside’, no original em inglês), longa de 2023, lançado há poucos dias na plataforma de streaming que tem como protagonista o astro Willem Dafoe (o ‘Duende Verde’ dos filmes do ‘Homem-Aranha’ da Marvel). Trata-se de um longa de suspense e mistério, mas principalmente drama, que, se não chega a te deixar sufocado, vai incomodar com certeza. E caso você seja daqueles que se envolvem muito com tudo o que assistem, vai te levar ao desespero, como acontece como o próprio personagem principal.

Na trama, 'Nemo' (Dafoe) é um ladrão de arte que fica preso em uma cobertura altamente tecnológica em Nova York após um roubo de peças milionárias não sair como planejado. Ele danifica o sistema de segurança, que tranca completamente a cobertura, o deixando sem nenhuma forma de sair. Em seguida, os comparsas que o auxiliavam pelo rádio o abandonam. O roteiro, propositalmente, visando causar terror psicológico, não explica praticamente nada.

Não sabemos direito quem é o dono da mansão, se mora ali realmente ou se é apenas uma das casas dele, se vai voltar ou não, ou mesmo quando isso acontecerá (se é que vai acontecer). Para não dizer que não explica nada, a única informação que o protagonista e nós que estamos assistindo ficamos sabendo é que o milionário foi para o Cazaquistão em uma viagem de negócios. E mais nada.


Mas é bom?

Trancado, sozinho e sem ter como sair, ‘Nemo’ passa a conviver com a solidão, a comida que vai ficando escassa, a falta de água e um sistema de ar que oscila entre temperaturas ambiente de mais de 40º e depois quase negativas. Tudo isso enquanto observa por uma TV imagens das câmeras de segurança do prédio, na recepção, estacionamento, corredores, etc, e em meio às tentativas de escapar. Aos poucos a preocupação vai se tornando angústia, passando pelo desespero e chegando até a perda da sanidade mental.

Se você não gosta deste tipo de filme, melhor abortar a missão. Fica a dica. O longa é extremamente ‘parado’, praticamente não saindo do ambiente da casa. Isso, no entanto, não se trata de uma crítica, ok ? Por outro lado, mesmo de forma inconsciente, você consegue observar todo o talento e versatilidade do ator americano de 68 anos. Dafoe tem uma baita atuação, mostrando a destreza do personagem desde as ‘milhares’ de tentativas de fuga, até a forma com que consegue 'driblar' o desespero total e a sanidade mental abalada.

Só por essa atuação já valeria a pena assistir. Mas claro, se você é curioso (a) como eu, só vai sossegar quando descobrir o que rola no final. Ele morre ali, é encontrado por alguém, o milionário volta ou consegue escapar? Assista e confira porque eu recomendo. Respondendo o entretítulo, no que se propõe, ‘Dentro’ é muito bom. Apesar das notas serem medianas (veja abaixo).


Notas

No ‘Rotten Tomatoes’ os especialistas seguem com avaliação média de 62% de aprovação, enquanto que o público claramente não gostou (ou não entendeu a proposta), já que só 40% aprovou. No ‘Metacritic’ não muda muita coisa: Metascore 53 de 100 dos críticos e nota 4.7 de 10 da audiência. Já no ‘IMDb’, razoáveis 5,5 de 10 das pessoas e Metascore 53 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente no ‘Google’, 53% dos que votaram, afirmam que gostaram do longa. Minha nota é 8,5 de 10.

Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘Prime Video’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração!



Rafael Rossi
Jornalista do Portal da Cidade Mirassol

Leia aqui a coluna da semana retrasada: https://portaldacidade.co/a5447eaa70


Fonte:

Deixe seu comentário