Portal da Cidade Mirassol

MEIO AMBIENTE

Mirassol recebe atividades de educação ambiental e teatro em escolas públicas

Sanessol traz espetáculos e oficinas da Cia. Bonecos Urbanos, impactando cerca de alunos e professores

Publicado em 02/06/2023 às 22:37
Atualizado em

Cia Bonecos Urbanos faz apresentação para as crianças (Foto: Divulgação)

Cia Bonecos Urbanos faz apresentação para as crianças (Foto: Divulgação)

Você sabia que uma garrafa pet leva ao menos 400 anos para se decompor na natureza? Nas mãos da Cia. Bonecos Urbanos, o que estava destinado ao lixo, vira arte e educação ambiental em espetáculos de teatro e oficinas.

E essa consciência ambiental será passada para cerca de 2 mil alunos e professores de Mirassol, por meio do Bonecos Urbanos em Ação - uma iniciativa apoiada pela Iguá Saneamento, uma das controladoras da Sanessol, concessionária de água e esgoto de Mirassol. Este projeto faz parte da estratégia de investimento social da companhia para a construção de um futuro sustentável. É uma realização do Ministério da Cultura por meio da lei de incentivo à cultura com patrocínio da Iguá Saneamento e apoio cultural da Sanessol e da Prefeitura de Mirassol.

Ações regionais com importância mundial

“Esse assunto é tão relevante globalmente que a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o tema “soluções para a poluição plástica” para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023. Esta ação reafirma o compromisso das concessionárias com os princípios ESG (Meio Ambiente, Social e Governança)”, explica o diretor geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli.

Segundo levantamento da área de Meio Ambiente da concessionária, são retiradas cerca de 11 toneladas de resíduos sólidos, principalmente plásticos, dos gradeamentos, que é o tratamento inicial, das estações de esgoto desses municípios todos os meses. Esse material é destinado para aterros Classe - locais apropriados para que os resíduos sejam depositados juntos aos solos sem que prejudiquem o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Como vai acontecer?

Serão duas apresentações dos espetáculos “No curso do Rio” e “Bonecos Ritmos e Música”, oficinas para educadores e oficinas para as crianças. Nessas oficinas serão confeccionados bonecos/fantoches de 135 gramas cada, dando vida para resíduos reaproveitados que não vão para o lixo.

“A ideia é levar arte para quem nunca pisou em um teatro e, principalmente, usar a linguagem lúdica para trabalhar conceitos de preservação ambiental e diversidade. E, principalmente, despertar nos professores e alunos envolvidos um novo olhar para o lixo por meio das oficinas. Garrafas pets, tampas e meias usadas viram bonecos, despertando o interesse pela arte do teatro e consciência ambiental em quem participa”, explica André Luiz, integrante da Cia e idealizador do projeto. A Cia Bonecos Urbanos tem 25 anos de história, entre os trabalhos de manipulação e confecção de bonecos para produções de Teatro e Audiovisual, seus atores marcam presença na televisão em programas como o Cocoricó, da TV Cultura.

 “Investir em projetos de responsabilidade social e ambiental faz parte da nossa rotina durante o ano todo e tem ganhado cada vez mais força, impactando de forma positiva a vida de quem mora nas comunidades onde atuamos. Desta forma, assumimos cada vez mais protagonismo nessa missão de transformação para um desenvolvimento sustentável”, afirma Bizelli.

As atividades serão exclusivas para as escolas da rede municipal de ensino, porém para ampliar o acesso ao projeto, haverá transmissão ao vivo pelos canais do Youtube da Iguá Saneamento e Bonecos Urbanos no dia 06 de junho, das 8h às 9h, do espetáculo No Curso do Rio.

Sobre os espetáculos e as oficinas

Inspirado na obra “Rosinha, minha canoa”, de José Mauro de Vasconcelos (autor de “Meu Pé de Laranja Lima”), “No curso do rio” tem como tema a importância da preservação ambiental. Zé Dito é um morador do interior que conversa com a natureza e aprende muito com as histórias de Landinha, sua canoa. Já “Bonecos, Ritmos e Músicas” mostra a saga de Clarisvaldo, um pacato pescador do interior recém-chegado à capital paulista. Na cidade grande, ele conhece seus curiosos habitantes, aprende sobre diferentes culturas e embarca numa viagem de ritmos como samba, hip hop, pop e reggae.

Nas oficinas, os membros da trupe ensinam como confeccionar bonecos a partir de materiais recicláveis, sendo a garrafa pet o item principal. Na primeira edição, o projeto capacitou 150 professores e realizou oficinas para duas mil crianças. Ao formar educadores, no entanto, o poder de replicação dos conceitos ensinados nas oficinas é muito maior. “Mais que a quantidade de lixo que deixou de ir para os bueiros, é o poder dessa informação: são 35 mil famílias que passam a olhar o lixo de uma nova forma”, ressalta André.

“O Bonecos em Ação é muito mais que um simples olhar para a reutilização de materiais recicláveis. Ele leva em seu escopo, além da conscientização ambiental, o olhar e a reflexão sobre as diversas formas de transformar o lixo doméstico em arte, cultura popular, artesanato e renda extra, ajudando o desenvolvimento cultural, ambiental e social das cidades contempladas”, complementa Rubinho Louzada, um dos fundadores da companhia.

Programação completa:

Oficinas para Crianças

6 e 13 de junho e 15 de agosto - CIEM - CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Oficinas para Professores

5 e 12 de junho e 14 de agosto - CIEM - CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL

6 e 13 de junho e 15 de agosto - Escola Municipal Professora Bartyra de Aquino Noronha – das 18h às 20h

Espetáculos

Espetáculo no Curso do Rio - 6 de junho - CIEM - CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL – das 8h às 9h

Espetáculo Bonecos Ritmos e Músicas - 20 de junho - CIEM - CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL – das 14h às 15h

Fonte:

Deixe seu comentário