Portal da Cidade Mirassol

CINEMANÍACO

Coluna fala do intrigante 'Na Terra de Santos e Pecadores'

Jornalista Rafael Rossi, de 44 anos, amante de cinema, séries, desenhos, animações, comanda o 'Cinemaníaco' todas as sextas-feiras

Publicado em 28/06/2024 às 11:07
Atualizado em

Cinemaníaco é a coluna de Cultura do Portal da Cidade de Mirassol (Foto: Portal da Cidade de Mirassol)

'Finbar Murphy' (Liam Neeson) é um assassino que tenta se aposentar em 'Na Terra de Santos e Pecadores', disponível no 'Prime Vídeo' (Foto: Divulgação)


Trio de terroristas em 'Na Terra de Santos e Pecadores' é comandado pela assassina 'Doireann McCan' (Kerry Condon, que foi indicada ao Óscar por esse papel). (Foto: Divulgação)


Olá amigo (a) do Portal da Cidade de Mirassol, como vai ? Espero que tudo ótimo ! Preparado (a) para mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite... Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (28) na coluna ‘Cinemaníaco’, falo de um filmaço com o ator irlandês Liam Neeson, sinônimo de ação, tiros e muita ação. Como sempre sem spoilers !!!

Assisti ‘Na Terra de Santos e Pecadores' ('In The Land of Saints and Sinners' no original em inglês), longa de 2023, disponível para assinantes do ‘Amazon Prime Vídeo’. Nesta obra, Neeson ‘volta para casa’. Na Irlanda dos anos 70, em meio a uma guerra civil, ele vive o assassino ‘Finbar Murphy’. Cansado da vida (escondida) de matança e triste pela vida sem a ex-mulher já falecida, ‘Finbar’ tenta se aposentar e viver uma vida tranquila numa fazenda afastada, calma e com poucos vizinhos.

Tenta. Porque o conflito ‘persegue’ o personagem principal (senão não haveria filme também 😅). Só que ele vai se meter com terroristas por uma causa nobre (assista e descubra). Em 1h46min, o que se vê em tela são histórias de pessoas que nunca se viram, que acabam se entrelaçando e o sangue rolando. Não sou especialista na Irlanda de 1974, mas, a adaptação parece ter sido muito bem feita, já que você se sente mesmo viajando no tempo e olhando para um período do passado.


Mas é bom?

A estrela do filme, com mais de 70 anos, obviamente já não apresenta mais aquela fisicalidade que a gente se acostumou a ver em tantas outras produções. Mas, ‘Na Terra de Santos e Pecadores' coloca o astro diante de um personagem que regula de idade com ele, com desafios que ainda pode enfrentar, como tiroteios e lutas corporais mais ‘normais’ e não o que vemos em grandes blockbusters. O que é ótimo. E o ator segue muuuuito casca grossa. A fotografia de época é muito bonita e os coadjuvantes mandam muito bem, com destaque para Kerry Condon, que interpreta a terrorista ‘Doireann McCan’ (e foi indicada ao Óscar por essa atuação) e Jack Gleeson, outro assassino - mais novo - que sonha ser astro da música, ‘Kevin Lynch’. Ou seja, sim. É muito bom sim. Nada espetacular, mas entretém e mantém a atenção e a curiosidade de quem assiste até o final.


Notas

No ‘Rotten Tomatoes’ o filme é tomate fresco para os especialistas, já que 84% deles aprovaram, assim como para o público, com 75% de aprovação. No ‘Metacritic’ o Metascore é de mediano para bom com nota 60 de 100 e 6.5 de 10 para as pessoas. Já no ‘IMDb’ segue mais ou menos como no anterior: nota 6,3 de 10 dos espectadores e Metascore 60 de 100 dos ‘sabidos’. Por fim, no 'Google', 71% dos que avaliaram garantem que gostaram desse filme. Minha nota para ‘Na Terra de Santos e Pecadores' é 7,5 de 10.

Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘Amazon Prime Vídeo’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !


Rafael Rossi
Jornalista do Portal da Cidade Mirassol

Leia aqui a coluna da semana passada: https://portaldacidade.co/4036154694


Fonte:

Deixe seu comentário